O DComp-So oferece atividades de extensão em caráter permanente ou sob demanda. As atividades de extensão incluem a organização de cursos, treinamentos e eventos na área de computação para a comunidade em geral.
Dentre as atividades de extensão coordenadas por membros do nosso departamento, destacam-se o MBA em Gestão de TI e Computação em Nuvem, Especialização em Engenharia de Software, os treinamentos para a maratona de computação e a Mini Maratona de Programação.

Mini Maratona de Programação UFSCar-Sorocaba: o objetivo deste evento é realizar uma mini maratona de programação, aberta aos alunos da UFSCar-Sorocaba e de outras instituições de ensino da região de Sorocaba. Leia mais:

A realização desta competição tem como objetivo principal divulgar a Maratona de Programação entre os alunos da região e motivar a participação dos alunos locais nos treinamentos. A Maratona de Programação da ACM-SBC é um evento de âmbito nacional com tradição na área de Ciência da Computação que ocorre anualmente desde 1996. Competem nestes eventos times de três alunos de graduação que têm 5 horas para resolver o maior número possível dos problemas propostos. Tradicionalmente, a Mini Maratona de Programação acontece na segunda sexta-feira de maio, dentro do contexto da Semana de Computação e Tecnologia do Campus Sorocaba (SeCoT).

Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Maciel Dias Vieira

SeCoT – Semana de Computação e Tecnologia: criada em 2009, a SeCoT é um evento organizado e promovido anualmente pelos alunos do BCCS com o apoio de docentes da área. Conta com diversas palestras com o objetivo de apresentar e debater temas relacionados à Computação, bem como suas aplicações em diversas áreas com ênfase em novas tecnologias e tendências do mercado. A Semana é aberta para toda a comunidade de Sorocaba e região.

Treinamentos para a Maratona de Programação: o objetivo desta atividade é treinar periodicamente alunos de graduação em Ciência da Computação ou áreas afins a buscar bons algoritmos e implementações eficientes para problemas semelhantes àqueles propostos na maratona, visando a participação de times desta instituição na competição. Leia mais:

A expectativa é que o treinamento com foco na competição forneça motivação e contexto para que os alunos interessados desenvolvam importantes habilidades profissionais não tipicamente exercitadas no curso de graduação. Para efetivo desenvolvimento do treinamento serão formados grupos de estudo para resolução e discussão de desafios de programação semelhantes àqueles propostos na maratona. Nos encontros periódicos serão revisados diversos algoritmos e estruturas de dados básicas bem como apresentados conceitos mais avançados, sempre motivados pelos problemas estudados. É fundamental também treinar a resolução de problemas em um contexto mais próximo do da competição, isto é, com tempo limitado e em equipe. Uma ou mais competições simuladas serão propostas nos períodos mais próximos às competições. A competição se dá em duas fases, a primeira, regional, ocorre historicamente na segunda quinzena de setembro, enquanto a segunda, nacional, ocorre historicamente no final de outubro. Por esse motivo, as atividades de treinamento são concentradas no período de maio a outubro.

Coordenadora: Profa. Dra. Cândida Nunes da Silva