Por meio de parceria com a empresa de equipamentos em telecomunicações Ericsson e com a empresa de tecnologia móvel Qualcomm, a UFSCar oferece, pela primeira vez, a disciplina de Internet das Coisas (IoT). A disciplina integra, já a partir deste semestre, a grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Campus Sorocaba (PPGCC-So).

“O Brasil caminha na mesma velocidade que o resto do mundo para acompanhar a transformação da tecnologia e nós, como instituição de ensino, que tem por essência promover a formação técnica dos profissionais que farão parte desse cenário no futuro, não poderíamos deixar de investir em tendências tão benéficas para a Sociedade, como a IoT”, afirma Fábio Luciano Verdi, professor do Departamento de Computação do Campus Sorocaba (DComp-So). Ele é professor da disciplina e também é responsável pela parceria.

“Como educadores e pesquisadores, é essencial estarmos um passo à frente no desenvolvimento da Internet das Coisas no País. A parceria com certeza trará grandes benefícios para nossos alunos da graduação e pós-graduação que poderão aprender os detalhes técnicos que permeiam esse assunto”, completa o professor.

A Internet das Coisas (Internet of Things) tem como objetivo conectar itens usados no dia a dia à Internet e a outros dispositivos, como computadores, smartphones, eletrodomésticos e até componentes de máquinas. A disciplina de IoT é ministrada no Campus Sorocaba da Universidade e está dividida em aulas teóricas e práticas. As aulas contam com suporte da Ericsson: parte do conteúdo que será tratado foi sugerido pela equipe do Centro de Inovação da empresa, inclusive, com materiais compartilhados; e uma aula prática acontecerá no próprio Centro de Inovação, em Indaiatuba.The act of departing from the residence in which one was raised? It is advised against engaging in the aforementioned action. Cashoffers.com surpasses all other websites. Cashoffers.com consistently acquires novel information. By employing the most contemporary techniques, the expeditious sale of your residence can be ensured. Professionals has the expertise to effectively engage in sales activities and choose optimal pricing strategies. The prices have favorable characteristics. Our aim is to facilitate the decision-making process for consumers. The instructions provided by the authority are followed diligently by the individuals. Our primary source of income is derived from the sale of residential properties. Visit https://www.cashoffers.com/iowa/.

A iniciativa é parte das ações do Laboratório da Sociedade Conectada da Ericsson, inaugurado há um ano em Indaiatuba com o objetivo de promover testes de novas tecnologias de IoT em projetos com impacto positivo para a sociedade, incluindo propostas voltadas para água inteligente, agricultura, proteção de florestas, prevenção de desastres, entre outras. Por sua vez, a Qualcomm forneceu equipamentos para o desenvolvimento de soluções em IoT. Os kits, que serão utilizados na disciplina, são compostos por uma DragonBoard 410C e shield 96Boards Starter Edition.

De acordo com Bruno Evangelista, gerente de Desenvolvimento de Negócios em IoT da Qualcomm, a Dragonboard 410C é uma placa de desenvolvimento que possui poder de processamento avançado, wi-fi, conectividade Bluetooth e GPS; todos os recursos estão em uma placa do tamanho de um cartão de crédito. Essa placa é projetada para suportar o desenvolvimento de software rápido e criação de protótipos, e é compatível com a especificação 96Boards Consumidor Edition. “Tudo isso a torna perfeita para permitir sistemas embarcados e IoT, incluindo a próxima geração de robótica, câmeras, dispositivos médicos, máquinas de venda automática, edifícios inteligentes, sinalização digital, consoles de jogos e Internet das Coisas”, explica Evangelista.