Por que estudar Ciência da Computação?

O Bacharelado em Ciência da Computação é uma opção inovadora para estudantes que desejam seguir uma carreira profissional na vanguarda da inovação tecnológica e atendendo às premissas da sustentabilidade. O curso tem o objetivo de oferecer um ambiente de aprendizado que possibilite o desenvolvimento de estudantes sem experiência prévia em Computação e, ao mesmo tempo, desafie aqueles familiarizados com o assunto. De forma geral, o curso destina-se à formação de profissionais capazes de atuar em áreas que exijam a elaboração de algoritmos e sistemas voltados ao atendimento das necessidades específicas de diversas áreas, em especial aqueles aplicados à sustentabilidade.

Qual o perfil do aluno formado no BCC?

O egresso do BCC deve possuir um conjunto de conhecimentos e habilidades que o torne capaz de assumir funções em diferentes áreas ligadas à Ciência da Computação ou afins. O egresso deverá apresentar conhecimento teórico, habilidade prática, maturidade, atitude e capacidade de adaptação para trabalhar na solução computacional de problemas em diferentes áreas da sociedade.

Sendo assim, espera-se que o egresso tenha capacidade para atuar no mercado de trabalho como profissional de empresas da área de Computação ou empresas com demanda de soluções computacionais para seus produtos e serviços. Além disso, o egresso deve possuir habilidades que o credenciem para o desenvolvimentode uma carreira acadêmica, como docente ou pesquisador, por meio da continuidade de sua formação em cursos de pós-graduação, lato sensu e strictu sensu.

Como é o mercado de trabalho?

Dado seu amplo espectro de aplicação, a Ciência da Computação faz parte da rotina diária dos mais diversos segmentos da sociedade e está transformando todos os aspectos de nossa vida, facilitando o desenvolvimento de outras áreas como Medicina, Biologia, Química e Ciências Sociais. Assim, o mercado de trabalho em Computação cresceu sensivelmente desde a década de 1990, com uma tendência a manter esse ritmo na atualidade, dada a demanda de recursos humanos nesta área. Sem exageros, pode-se afirmar que a Computação será primordial nas futuras revoluções em negócios, Ciência, meio-ambiente, indústria e sociedade.

O curso da UFSCar tem, portanto, a finalidade de prover o mercado com profissionais competentes, com visão holística e preparados para atender aos anseios dos mais variados segmentos da sociedade.

Por que estudar em Sorocaba?

A cidade de Sorocaba possui hoje 600 mil habitantes e tem se destacado por atrair diversas empresas. Com a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba, empresas ligadas à área de TI, tal como o C.E.S.A.R e a GFT, têm se instalado na cidade para desenvolvimento de P&D&I. Além disso, sua localização geográfica privilegiada, próxima à São Paulo e Campinas aumentando a procura pelos estudantes deste campus.

Por que fazer o curso de BCC na UFSCar-Sorocaba?

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundada em 1968 e é considerada um centro de ensino superior de excelência. O BCCS possui corpo docente qualificado, com 100% de professores doutores, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. A grade curricular do curso foi projetada para preparar o aluno tanto para a carreira acadêmica quanto para o mercado e tem um foco de sustentabilidade.

O curso é pago?

Não. Além de proporcionar ensino gratuito, a UFSCar prevê que os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica possam receber bolsas e auxílios de modo a favorecer sua permanência e a conclusão no curso no tempo regular. Mais informações em: https://www.proace.ufscar.br/.